em santa maria

Retomada de aulas na rede estadual tem entusiasmo, medidas sanitárias e problemas estruturais

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Sala de aula no Instituto Olavo Bilac

A segunda-feira foi de início de ano letivo presencial na rede estadual de ensino. Na região, 26 mil estudantes em retomaram os estudos nos 96 colégios dos 23 municípios de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ªCRE). Em Santa Maria, pela manhã, o clima foi de agitação e expectativa pelo retorno entre estudantes e professores. Após quase dois anos, o ensino volta a ser 100% presencial. Na cidade, escolas ainda apresentam problemas estruturais e, no interior, três instituições ficaram sem transporte escolar no começo do ano letivo.

Mais de 1,2 mil pessoas vivem em áreas de risco em Santa Maria

No Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, 1,3 mil estudantes eram aguardados nesta segunda-feira. Assim como nas demais escolas, o dia foi de recepção aos estudantes e atividades especiais. No Bilac, os alunos foram recepcionados durante a manhã no salão do colégio, onde receberam orientações sobre o ano letivo e medidas sanitárias. Estudantes do 1º ano do Ensino Médio foram liberados por volta de 9h. Foi o caso das irmãs Killyanna,18, e Hábbally Padilha, 15.

- Conversamos bastante. Foi tranquilo, com todo mundo na sala. Como ficamos dois anos afastados, perdemos muita coisa. Não deu para acompanhar tudo no online - disse Hábbaly.

Enquanto isso, estudantes dos demais anos do Ensino Médio eram recebidos no salão. Ali estava Vinicius Fleck, de 17 anos, que cursa o 3º ano. Ele se prepara para concorrer a uma vaga no curso de Medicina no ano que vem.

Caminhão atinge fachada de loja no centro de Santa Maria

- Está na hora de retornar. Estamos com todas as doses, há dois anos em casa. É hora de recuperar o conteúdo perdido e focar para conseguir uma boa nota no vestibular - projeta o estudante.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Recepção no salão do Instituto Olavo Bilac

No Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi, no Bairro Presidente João Goulart, ainda havia movimento de pais em busca de matricular os filhos. Conforme o diretor Jeronimo Lauer, o número de cerca de 450 estudantes deve aumentar. 

- Hoje ainda não vieram todos os alunos, alguns faltaram. Mas os que retornaram estão entusiasmados. Fizemos uma atividade em uma área coberta com conversa, orientações e apresentação da equipe. Está sendo uma manhã de acolhimento - avaliou Lauer.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Sala de aula no Colégio Rômulo Zanchi

PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Problemas na fiação elétrica da Escola Estadual Walter Jobim, no Bairro Itararé, impedem que os estudantes recebam a merenda adequada no intervalo. Também com buracos no teto, o refeitório deixou de ser usado. Pela manhã, mesas e cadeiras foram levadas para uma área comum da escola, onde receberam um cardápio alternativo, com bolachas e suco.

Jovem paga a faculdade e se forma vendendo lanches a colegas e em lojas

- Não é o ideal. Temos alunos carentes, de outras regiões. Eles vêm em busca de um alimento completo, de preferência uma comida. Mas, nesse primeiro momento, vamos ter que mudar isso - explica a diretora Edinara Quinhones Machado Lombardo.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Fiação exposta em sala interditada da Escola Walter Jobim

Duas salas também estão interditadas, com fios elétricos expostos. A escola tem cerca de 320 estudantes matriculados.

SEM TRANSPORTE ESCOLAR

Conforme a 8ª CRE, sete escolas rurais dos municípios de Santa Maria, São Francisco de Assis, Jaguari e Cacequi ficaram sem transporte escolar em alguns itinerários nesta segunda-feira. O serviço, de responsabilidade do governo do Estado, ainda não foi contratado. A contratação está em fase final e deve acontecer nos próximos dias. Enquanto isso, estudantes que dependem do transporte seguem com atividades remotas.

NÚMERO DE ESTUDANTES AINDA VAI AUMENTAR

São 26 mil alunos matriculados na rede estadual da região. Em Santa Maria, esse número deve chegar a 15 mil. O total de estudantes ainda vai aumentar, na previsão do coordenador regional de Educação, José Luis Viera Eggres. O Ensino Médio da rede estadual ainda não concluiu totalmente a matrícula de novos alunos. O ano passado terminou com 29 mil alunos matriculados na região.

Em razão da seca, ruínas submersas ficam à mostra na barragem do DNOS

Eggres vê com entusiasmo o retorno presencial.

- Todas as escolas retomam hoje. Tem algumas escolas com obras em andamento, mas em nenhuma isso impede o retorno presencial dos alunos - garante o coordenador.

Em todo o Estado, cerca de 750 mil estudantes retornaram às salas. Entre as orientações definidas para a retomada, estão a obrigatoriedade do uso de máscara, ambientes ventilados e higienização constante das mãos, além da recomendação de distanciamento social quando possível.

O ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. O recesso escolar ocorrerá de 25 a 31 de julho, o início do segundo semestre está marcado para 1º de agosto e o ano letivo terminará em 16 de dezembro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudantes ficam sem transporte escolar no primeiro dia letivo da rede estadual Anterior

Estudantes ficam sem transporte escolar no primeiro dia letivo da rede estadual

Próximo

VÍDEO: 64 candidatos concorrem a 26 vagas no Processo Seletivo Indígena da UFSM

Educação